A Telefonica, empresa número 1... em reclamações registradas junto ao Procon SP, decidiu que minha conta do mês de 04/2008 não foi paga.
Daí eu, consumidor paciente, me sujeito às lonnnngas esperas para falar no serviço 10315 e avisar a empresa de que eles é que estavam com problemas, pois tinha em mãos o comprovante de pagamento da conta reclamada. (de maio a setembro abri pelo menos 03 protocolos sobre este assunto).
Como até 21/09 não houve nenhuma interrupção do serviço resolvi ignorar as mensagens de conta pendente de pagamento. Só que no dia 22/09 eu não podia mais efetuar ligações.
Pensei em procurar o juizado de pequenas causas, entretanto, dada proporção que as coisas tomaram, resolvi apelar para a justiça comum. Pq? porque no sábado dia 18/10 por volta das 19h30 recebi uma ligação da Telefonica (cobrando o pagamento e outras duas contas: de set e out).
A história acima ainda não acabou, mas vamos ao jogo dos 7 erros. (vou tentar resumir em 7 ok?)
- a Telefonica, com toda infra-estrutura disponível, não é capaz de manter um sistema eficaz de controle de pagamentos;
- na 'central de relacionamento' as informações são tão centralizadas que os protocolos de reclamação se perdem no limbo do CRM;
- FAX SÍMILE! uma invenção tecnológica quase ultrapassada, mas que a Telefonica não sabe como utilizar (em Jun enviei, via fax, o comprovante da conta reclamada - a de Abr);
- mesmo com inúmeros protocolos - aqueles que vão para o limbo - a Telefonica é capaz de cortar o fornecimento de serviços... que estão pagos; desde 22/09 não faço ligações e desde hj não as recebo também;
- uma das estratégias de "relações com o cliente" é realizar ligações de cobrança aos sábados e à noite, sabe como é né, é bom garantir a efetividade do contato com os cosumidores;
- a central de atendimento que liga para o cliente aos sábados à noite, para cobrar contas já pagas, nem mesmo se dá ao trabalho de checar se há reclamação por parte do cliente - o princípio da relação é: "pague e depois reclame!"
- além de ligar para a central 'centralizadora' de relacionamentos, o prezado cliente pode contar com o ombudsman da Telefonica. Basta saber se a Telefonica faz a menor idéia de como esse profissional deve atuar.
(continua...)