16 outubro 2008

Criadores + contribuintes + oportunistas + espectadores = Geração V

Como assíduo e determinado pesquiseiro (que tento me tornar) estava lendo alguns textos e me deparei com (a concorrência), onde encontrei algo sobre a geração "V" (geração virtual). Não era Geração "C" (de conteúdo, contribuição, etc)?
Ok! A Internet não é mais tão novidade, e pensando assim, será que não faz mais sentido falar de Geração V, ou Geração Virtual, que não é definida por idade, sexo, classe social, segmentação geográfica ou de comportamento, mas pelo engajamento e preferência de uso dos canais digitais para buscar informação, construir e compartilhar conhecimento. Abaixo, um trecho do release publicado:
* Até 3% serão criadores, provendo conteúdos originais. Eles podem ser os advogados que promovem produtos e serviços.
* Entre 3% e 10% serão contribuintes que adicionam algo às conversas, mas não as iniciam. Eles agem fortemente com recomendações sobre produtos e serviços.
* De 10% a 20% serão oportunistas, que podem promover contribuições a respeito de decisões de compra e agregar valor a uma discussão que esteja ocorrendo acerca de uma compra considerada.
* Aproximadamente 80% essencialmente espectadores, que absorvem apenas o que está sendo comunicado. Eles podem contribuir implicitamente e indiretamente validar o restante da comunidade e todo usuário começa como espectador.
Considerando o contexto dos "1 Porcento" - não o blog a regra, vide 1º post - esse raciocínio de Geração "V" faz mais sentido, principalmente quando se planeja uma estratégia mais eficiente de segmentação.
O release na íntegra está na home do Gartner.

Um comentário:

Anônimo disse...

Será que desta era eu sou ?